sábado, 25 de abril de 2020

Vamos falar de possibilidades?



Podemos dizer que a possibilidade é um caminho rumo a uma realização, e podemos afirmar que uma palavra também o é, sem dúvidas! 

Uma palavra é uma possibilidade quando ela tem a força de abrir portas, através de um diálogo assertivo. Um diálogo convincente tem o poder incrível de angariar as forças de uma grande equipe para a construção de um objetivo. Então a palavra é sim, uma grande possibilidade, e talvez seja a maior de todas as possibilidades, porque, com uma palavra, uma única palavra, se constrói um grande legado, se escreve uma nova história. E apenas com uma palavra acertada e clara, uma palavra que não deixe brechas para a dúvida, se pode mudar um panorama repleto de um emaranhado de confusas ações. 

Já dizia Albert Einstein, “Algo só é impossível até que alguém duvide, e acabe por provar o contrário”, ou seja, algo somente é impossível até que encontre um coração valente para provar o contrário, um coração com a audácia de uma águia, que enfrenta os ventos mais tempestuosos para chegar ao topo de uma montanha, e ali construir o seu ninho. É impossível, até encontrar um coração educado com a disciplina das formigas, que por nada desistem de sua caminhada e de sua colheita para suprir a fome no inverno. É impossível até encontrar um coração obstinado, com a perspicácia de um leão, que não desiste de sua presa até que ela esteja sob o seu controle. 

Também podemos observar com os olhos de um sábio, a afirmação do grande Mestre Jesus, que declara abertamente, sem vírgulas e sem parênteses, “Tudo é possível para àquele que crê”, ora, com esta afirmação tão direta, ele diz – tudo é possível! Tudo! – Neste caso não há o impossível, mas sim, a falta da coragem necessária para fazer o que se tem em mente. 

É correto afirmar, e todos concordam, que possibilidades são chaves que abrem portas, e podem levar um indivíduo à realização de seus objetivos. 
Em todas as vontades humanas existem as possibilidades entremeadas aos seus desejos, mas estas possibilidades somente podem ser vistas através de olhos que possuem uma visão ilimitada verso ao que se deseja, sem os conflitos negativos da incredulidade. 


Rozilda Euzebio Costa 
25/04/2020

sexta-feira, 10 de abril de 2020

E quando tutto sembrare confuso, c'è qualcosa che fa chiarire, L’AMORE (Rozilda Euzebio Costa)

L'amore è l’inverno che copri di neve le pianure mentre le foglie autunnali stanno accolte dala terra per riposare, e dopo, diventarsi humus per migliorare il terreno per l'arrivo della primavera. 

L'amore è la primavera che fa sbocciare tutti i fiori mentre gli alberi vibrano di buone energie, gli uccelli cantano e le farfalle volano da un fiore a l’altro. 

L'amore è l’estate che porta la gioia ai gabbiani e fa le onde ballare al suono del vento che soffia l'atmosfera, mentre ascolti sorrisi felici di adulti e bambini e guardi le famiglie festeggiando la vita sulle spiagge. 

L'amore è l’utunno che fa colorare tutti gli alberi per dopo promuovere la trasformazione del secenario per realizzare il rinnovamento di tutto il paesaggio. E dicono che succede con l’autuno quello che succede con la nostra vita – un cambiamento positivo. 

L'amore è nello sguardo sincero che parla più di tutte le voci del mondo, è anche nella bocca che di la verità, anche se non c'è bisogno di dicerla, ma sapendo che si sta facendo del bene agli altri, la bocca parla drittamente di ciò che lo sguardo e il silenzio avevano già detto da tempo. 

L'amore è il desiderio che fa viaggiare il pensiero di uno a luoghi lontane, per sdraiarsi tra le braccia di chi si ama e sentirlo con l’anima. 

L’amore è anche il disegno che faccio pensando a te, e ogni colore usato per dipingerlo porta un messaggio di affetto tra le forme disegnata. 

L'amore sono i tuoi occhi verso il cielo mentre tutte le stelle ti guardano tutte ammirate. 

L'amore è quello che ti dico nel mio silenzio quando mancano le parole per descrivere tutto che sento nel mio cuore per te. 


Rozilda Euzebio Costa 
10/04/2020

quarta-feira, 8 de abril de 2020

La Felicità, Rozilda Euzebio Costa

La Felicità 


La felicità è un uccello che canta,
appollaiato sull'albero fiorito della gioia,
piantato nel giardino dell'amore.
La felicità è anche un fiore,
nascosto nel vaso delle emozioni di un Poeta.
La felicità può anche essere,
una farfalla appena uscita dal bozzolo,
che ha volato via piena di vita,
per trovare il suo fiore preferito.
La felicità è un rifugio,
che regge un sogno,
e anche un'emozione vissuta.
E può darsi che la felicità sia un pallone in rete,
un scopo fatto con sete,
in una partita di calcio,
attraverso i piedi di un giocatore,
fedele alla squadra del suo cuore.
La felicità è una canzone,
cantata da una voce sensibile,
ed è così bella,
che raggiunge le orecchie degli angeli,
facendo esplodere barriere sonore.
La felicità è un tocco di emozione,
è il tono finale,
nell'opera d'arte del pittore,
è la pennellata perfetta,
che dà vita ed eternalizza la sua arte.
E si, si!
La felicità è un baluardo,
dove riposa l'anima,
è una coppia abbracciata che guarda il tramonto,
in una barca bianca alla deriva,
sul lago della serenità.
È anche un bacio d'amore sognato la felicità,
è un incontro inaspettato,
sulle pagine di un romanzo.
La felicità è una sfumatura,
in una semplice casetta,
dove l'amore entra attraverso porte e finestre,
e li dentro nessuno vive da solo.
La felicità è di nuovo quel meraviglioso uccello,
che canta all'alba per amore,
e ogni orecchio che lo ascolta si sente toccato.
E ascoltando il suo bel canto,
anche il sole si sente amato.

Rozilda Euzebio Costa
07/04/2020

A Felicidade, Rozilda Euzebio Costa


A Felicidade


A felicidade é um passarinho cantando
pousado na árvore florida da alegria, 
plantada no Jardim do Amor. 
A felicidade também é uma flor, 
escondida no vaso das emoções de um Poeta. 
Também a felicidade pode ser 
uma borboleta que acabou de sair do casulo, 
que saiu voando cheia de vida, 
para encontrar a sua flor preferida. 
A felicidade é um abrigo, 
que aconchega um sonho, 
e também uma emoção vivida. 
E pode ser que a felicidade seja uma bola na rede, 
um gol feito com sede, 
numa partida de futebol, 
através dos pés de um jogador, 
fiel ao time do coração. 
A felicidade é uma canção, 
cantada por uma voz sensível, 
que de tão linda, 
alcança os ouvidos dos anjos, 
num rebentar de barreiras de som. 
A felicidade é um toque de emoção, 
é o tom final, 
na obra de arte do pintor, 
é a pincelada perfeita, 
que dá a vida e eterniza a sua arte. 
E sim, sim! 
A felicidade é um baluarte, 
onde a alma descansa, 
é um casal abraçado assistindo ao pôr do sol, 
num barquinho branco à deriva, 
no lago da serenidade. 
Também a felicidade é um beijo de amor sonhado, 
é um encontro inesperado, 
nas páginas de livro de romance. 
A felicidade é uma nuance, 
numa casinha singela, 
onde o amor entra pelas portas e janelas, 
e nunca nela, ninguém vive sozinho. 
A felicidade é novamente aquele passarinho, 
que canta para o amor ao alvorecer
e todo ouvido se sente tocado, 
pelas suas melodias, 
E ao ouvir o seu lindo cantar, 
até o sol se sente amado. 


Rozilda Euzebio Costa 
07/04/2020

Poesia: Io sono (Rozilda Euzebio Costa)



Io sono

Quando sei um fiore,
tutte le farfalle vogliono posare su di te,
io sono un fiore, si! 
Sono un fiore del vaso del Poeta,
sono un fiore del giardino delle emozione,
e sono una passione,
sono amore,
sono fantasia,
sono poesia!
Sono la gioia di un cuore.

Rozilda Euzebio Costa

segunda-feira, 23 de março de 2020

Coragem, uma mão amiga que te guia

_________________________________________________
O que faz um ser humano crescer e construir os seus sonhos é exatamente a sua determinação positiva e corajosa diante da vida. É preciso gostar de viver para se tornar o autor de muitas obras de valor. 

A vida também requer de nós, paixão, determinação, e uma porção enorme de fantasia. São das fantasias que já nasceram obras importantes para a humanidade. Alguém um dia fantasiou um objeto voador, e não é que ele saiu da fantasia e se tornou realidade! Fantasiar os sonhos é o começo de tudo. 

A coragem é aquela mão amiga que segura a tua e caminha com você pelas linhas da tua história, pelos escritos do livro dos teus dias. Acredite! A coragem sempre andou de mãos dadas com você, em todos os momentos da tua vida. 

Sabe porque alguns rios alcançam o mar? Porque são imensamente corajosos! Eles são capazes de enfrentar as pedras e desafiar as montanhas! Eles são tão destemidos que constroem canais até debaixo da terra, para alcançarem o mar grandioso. 

Ser corajoso é o primeiro mandamento da vida, acredito eu, porque para viver é preciso ter a coragem junto a si, caminhando lado a lado. 

O mundo se apresenta muitas vezes cheio de desafios, e somente quem está de mãos dadas com a coragem conseguirá sobressair-se e seguir firme na construção de suas obras. 

O caminho à frente é desconhecido, mas para um homem que gosta de viver e conhecer o novo, este caminho será realmente um novo desafio na sua vida. 

E se alguém disser a um homem corajoso que ele não deve seguir um determinado caminho que ele acredita ser valioso e importante na construção de seus sonhos, isto se tornará mais um incentivo do que um amedrontamento, porque o homem que caminha de mãos dadas com a coragem não espera que outros façam as coisas por ele, mas será ele mesmo a desbravar o desconhecido, injetando a luz em sua determinação, para escrever no livro da sua vida a sua história de obras construídas durante a sua viagem pela esferas da vida. 


Rozilda Euzebio Costa 

domingo, 5 de janeiro de 2020

Quando un’uomo coraggioso lavora bene i suoi sogni




Un grande lavoro che nella vita facciamo, 
È come se concepissimo un figlio 
Perché lo regaliamo un po’ della nostra vita, 
Lo dedichiamo tempo e amore, 
E speriamo che cresca, fiorisci e porti molti frutti, 
E tutta la nostra forza e coraggio ai nostri sogni diamo. 

Dobbiamo celebrare con amore 
Tutto il frutto di un grande lavoro, 
Perchè uno che ha realizzato nella vita 
Qualcosa che è stato a lungo sognato, 
È un eroe della sua stessa esistenza, 
È un essere umano di grand valore. 

Non è facile fare nuove strade aprirsi, 
Solo chi troppo lavora e vai tutti i giorni alla lotta, 
Portando nel cuore il coraggio e la perseveranza, 
È in grado di realizzare i suoi sogni, 
Perchè, vai costruendo strade e ponti, 
Dove prima c'erano solo deserti e abissi. 

L'uomo che ha la purezza nella sua essenza, 
Può fare nascere fiori dove prima aveva solo pietre. 
Può insegnare agli altri il dono del creare cose nuove, 
Con la gioia di dare vita ai propri desideri. 
Praticando sempre la fede e la speranza, 
Lui vivrà la sua vita con l'equilibrio e l'eccellenza. 

Rozilda Euzebio Costa

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Ogni bambino è una stella



Ogni bambino che nacque nel mondo, 
è una stella che ci porta speranza, 
che ci fa credere a una nuova emozione, 
cambiando il scenario in modo profondo. 

È un raggio di luce che vince l’oscuro, 
è un regalo che ci arriva dal cielo, 
che porta il destino di una vita nuova, 
e la forza rinova nel’uomo maturo. 

Tutti i bambini hanno nel cuore, 
un arcobaleno che spunta dal sole, 
che lo fanno sognare e credere che 
la vita é un grande campo di girassole. 

Guarda i bambini come sono credente, 
loro non perdono mai la sua capacitá 
di avere dei belli sogni per la vita che portano, 
e verso il futuro seguono bravamente. 

Guarda i bambini, ricordati e muoviti, 
un giorno in passato sei stato anche uno, 
dai tu il permesso al tuo cuore vecchio 
di sempre rinascere con i giorni nuovi. 


Rozilda Euzebio Costa 
27/12/2019 




segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Pensando sobre a vida

Eu não sei se isso acontece somente comigo, ou se é um sentimento próprio de toda a natureza humana. Ou mesmo, quem sabe, seja sintoma do tempo pesando sobre a minha cabeça... É que às vezes eu me sinto cansada de tudo. E este cansaço ofusca a minha capacidade de entusiasmar-me e de desejar o contínuo sonho com coisas que parecem não chegar nunca. Quanto mais caminho na direção dos meus sonhos mas eles parecem se distanciarem de mim... Então eu penso nas fadigas da existencialidade humana e me pergunto - qual o sentido de todas estas coisas? - eu sei que ninguém saberá me responder satisfatoriamente, porque o meu campo de visão e de análise é bem diferente, é exclusivamente fruto da minha visão. 

O fato é que ninguém está na pele de ninguém, e qualquer um que for dar uma opinião sobre, irá opinar com a visão que tem da própria vida, de sua realidade e do lugar onde se encontra. É como diz aquele velho dito popular, "Cada um sabe onde o sapato aperta", e todos desconhecem aonde estão localizados os calos que doem no pé dos outros. 

E, a partir deste ângulo de visão em que me encontro nesta atualidade, no agora, eu vejo aproximarem-se as festas de fim de ano mais uma vez, e, ao que posso ver, nada mudou, nada mesmo! Todos, ou quase todos ainda carregam uma esperança malabarista, que parece caminhar nas cordas bambas do circo dessa vida que habita o coração humano. É uma vida que não quer nada mais do que encontrar a própria felicidade que, talvez, por um golpe de sorte chegará para encher de sol, de flor e de perfume o coração já bastante judiado pelas intempéries de uma existência carregada de desafios e de lutas constantes pela própria sobrevivência. 

Se eu olho muito na direção da realidade que os dias me mostram, eu realmente perco o entusiasmo. Me vem ao coração um sentimento de angústia e de desconforto, porque me sinto como uma planta de raízes frágeis e quase soltas, sobrevivendo por um fio, dentro de um vaso no qual já não sinto mais as boas energias e o alimento que me fortalecerá, que me fará florir na primavera dos dias que se apresentam diante de mim a cada nascer de sol. 

E eu novamente me questiono - será que existirá esperança para uma planta que parece murchar e perder o seu viço a cada dia que passa? - é uma pergunta que me deixa ainda mais em situação de desânimo e desconforto, pois não encontro aquele socorro que tanto preciso, aquela mão que se estenderá em minha direção e me levará para onde poderei receber novos impulsos e novas energias, para que as minhas raízes encontrem os nutrientes necessários para revigorar-se e novamente se encher de frutos saudáveis, vivendo uma vida feliz. 

Atualmente, posso dizer que nem mesmo o canto dos pássaros tem me deixado entusiasmada, porque vejo que até mesmo eles estão vivendo suas vidas em um desequilíbrio angustiante. Eles vivem em meio aos perigos das cidades, disputando as sobras de alimentos humanos descartados pelas ruas e em grandes lixões que levam a natureza a um desajuste, provocando nela uma constante transformação destrutiva. São cenários que se apresentam de forma assustadora, decadente e triste de se ver. 

A verdade é que eu não sei dizer ao certo se tenho pensado demais sobre os desajustes humanos, ou se a humanidade não tem pensado muito sobre isso, e apenas caminha na direção de um caos eminente. 

Embora tentemos camuflar a realidade, a humanidade tem provocado muitas coisas que a levará para um caminho sem volta, pois o planeta não é um vestido que, ao manchar ou rasgar-se, poderemos substituí-lo por outro mais novo e mais bonito. Tudo na vida se desgasta de acordo com a frequência do uso que lhe fazemos, mas se usarmos com cuidado um vestido, por exemplo, este tende a durar muito mais tempo. Com a Terra não é diferente, e a maneira com que a usamos é que irá definir o tempo de sua existência e de sua duração. 

Talvez as angústias que eu sinta estejam relacionadas ao meu muito pensar sobre as coisas da vida e sobre a existencialidade humana, com os seus equívocos derivados de uma visão disturbada do mundo e das práticas não saudáveis para a alma e sua essência dentro do campo existencial. 


Rozilda Euzebio Costa 
23/12/2019

domingo, 24 de novembro de 2019

Il volo dell'Angelo


È successo a un paesino del Cielo una storia che fino ad oggi si raccontano lì. Un bambino speciale è nato con il dono di volare.

Ma quello bambino non aveva le ali alle spalle, e la gente non capiva cosa lo faceva volare e trasportarsi in quella maniera. Aveva qualcosa di miracoloso nella sua vita? Forse si, aveva l’amore traboccando del suo cuore.

I suoi genitori non sapevano che cosa fare per trovare una spiegazioni giusta per lo che stava occorrendo con il loro figlio, finché un giorno, è apparso nella loro casa un anziano che ha chiesto di vedere il bambino.

Dopo qualche minuto d'analisi, disse l'anziano ai genitori:
_ Questo bambino è un vero angelo! È nato con il dono di volare, perché lui ha una missione importante da fare nel mondo degli umani. Nel momento giusto lui prenderà la sua strada. Lui trascorrerà tutta la Terra, volerà in tutti i cieli del mondo portando l'amore ai cuori della gente. Anziani, uomini, donne, giovani, bambini, tutti riceveranno la gioia di conoscere il sentimento dell'amore. Anche la natura sentirà la sua dolce presenza e se riempirà di colore. Ovunque si trovi lui, le stagioni saranno più intense. Le primavere saranno più profumate e gli autunni più colorati.

I genitori dello bambino angelo cominciarono a piangere, perché credevano di perdere il suo bambino per il mondo. L'anziano immediatamente ha fatto l'intervento dicendo:
_ Cara mamma, e caro padre, il vostro bambino sarà sempre il vostro bambino! Lui mai si dimenticherà di voi! E sai perché? Lo dico io! Il padre è naturalmente lo specchio dei suoi figli, e la mamma è il raggio di sole. Il padre è il primo esempio di conduta per un bambino, e la madre il suo porto di sicurezza e la luce che lo conduce. Se voi hanno ricevuto un bambino angelo con una missione cosi importante, è perché siete in grado di riceverlo. Avete anche una partecipazione nella sua meravigliosa missione.

I genitori sono rimasti un po' di tempo in silenzio mentre l'anziano osservava il bambino giocando con la palla e pensava:
"Ma guarda, Dio, li piace anche la palla! Peccato che non possa essere un calciatore in questa volta in cui lui sarà in viaggio missionario per il pianeta Terra!"

Dopo qualche minuto l'anziano disse addio e se ne andò, lasciando i genitori rassicurati sulla missione del loro bambino.

Il tempo è passato e quel bambino è cresciuto, è diventato un bellissimo ragazzo angelo, che faceva già troppi voli lontani! Nel suo cuore angelico aveva tanto, ma tantissimo amore, che lui metteva voce e melodie a questo sentimento, mentre volava da un luogo all'altro portando le perle dell'amore a tutta la gente che lo trovava e lo vedeva
.
Anni dopo alla visita di quello anziano, tutte le sue previsioni stavano accadendo di forma davvero miracolosa e positiva.

Rozilda Euzebio Costa
24/11/2019

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Caminno del Sole

 
Cosa aspetti di questo nuovo giorno? 

Il primo pensiero quando ci svegliamo alla mattina doveva essere sempre positivo, perché è fondamentale che esse sia ottimista per averci una giornata produttiva.
Tutto parte da una speranza forte e convinta, allora per avere un giorno vittorioso abbiamo bisogno di credere in quello che vogliamo realizzare durante la nostra giornata.
Cordialità è fondamentale per avere un buon legame professionale con le persone che faranno parte nella costruzione dei nostri sogni, si, perché mai saremo sufficientemente capaci di fare tutto da solo. Dare il valore alle persone che ci aiutano a tornare realtà i nostri sogni è un gesto nobile e essenziale. 

Iniziare la giornata con lo sguardo verso al cammino del sole, o sia, svegliare ai primi raggi del sole che spunta all'orizzonte e inseguirlo durante tutta la giornata, facendo ogni secondo quello che ha la necessità di essere fatto, per diventare il proprio sogno una realtà. Così come il sole fa la sua competenza, dobbiamo fare la nostra. Tutto si move verso al progresso. 

Una sola giornata non è sufficiente per fare tutto? 

Ok, dopo un giorno lavorativo, altri grandi giorni pieni di lavoro duro! Va bene così! Se il sogno è grande, la sua concretezza sarà anche troppo impegnativa. Ma un grande costruttore di sogni non si fa mollare mai davanti a ogni sfida che la vita venga a mettere nel suo cammino. 


Rozilda Euzebio Costa 

22/11/2019

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Paz de Espírito


Nada pode ser mais importante do que a tua paz de espírito. Normalmente, quem tem paz de espírito está em paz consigo mesmo, com Deus e com o mundo. 

Esta paz só se encontra em consciências tranquilas, as que possuem a certeza de estar fazendo o que é correto, o que precisa ser feito para o bem de todos. É o cumprimento de uma obrigação que a alma reclama ações e comprometimentos. É assumir a missão humana de estar sempre contribuindo beneficamente para o crescimento próprio e das pessoas que fazem parte de seu meio de convívio. 

A paz de espírito é promovedora também de alegria, pois quem sente esta paz, também reconhece nela as partículas de felicidade nas coisas que fazem parte de seu viver. Quando digo, partículas, me refiro a momentos, a instantes felizes, porque em um mundo onde atuam energias diversas, não se consegue ser cem por cento feliz, haverá sempre algumas intempéries a serem afrontadas e superadas.

Muitas pessoas acreditam que paz de espírito é não brigar com ninguém, mas a paz verdadeira de espírito está ligada a uma consciência tranquila em saber-se ter feito ações promovedoras de bem estar a si e aos outros, é ainda ter contribuído com gestos nobres para alguma causa importante, é ter atuado sempre em favor do bem e das coisas justas. 


Rozilda Euzebio Costa 
21.11.2019

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Amore, dove sei?


Oggi ti penso con una immensa voglia di trovarti. È una cosa strana, perché mi manchi tutti i giorni senza mai averci stati insieme fisicamente. Forse sia cosa di anime gemelle, chissà? Mai ho sentito cosa simile per nessuno in questa mia vita. 

Se guardo il tramonto ti trovi al mio fianco nei miei pensieri. Se vado in mare, li ti sei accanto me, perché ti porto con me ovunque io sia. Anche quando mi trovo in mezzo alla natura, posso sentirti. 

A volte sembra che stai parlando con me, e penso "sto impazzendo!". Cosa devo pensare? Che veramente tu sei il mio destino, amore? Perché ogni cammino che scelgo ti vedo accanto me. 

Ogni volta che provo di dimenticarti, tu non mi abbandona mai! Che devo pensare?! Che non importa dove vado o cosa faccio, tu sarai sempre nei miei pensieri. 

Ogni sogno che faccio io, la tua presenza è lì, perché la vita sembra volerci insieme. E non importa se abbiamo sole o pioggia, tu sei dentro della mia mente tutto il tempo. 

Il mio cuore rivendica il tuo amore ogni sera e ogni mattina. Quando mi sveglio la prima cosa che faccio è pensarti e dirti "buongiorno amorino mio"! 

Che sentimento forte è questo che provo per te, che non mi lascia mai? Forse nemmeno Shakespeare sarebbe in grado di comprenderlo e discreverlo. 


Io.🌹 


Rozilda Euzebio Costa
19/11/2019

Al mio amore lontano


Amore lontano, amore mio, 
sto ancora a aspettare 
quello giorno in cui verrai da me, 
sogno ancora con il momento, 
in cui mi porterai con te, 
per vivere insieme una nuova vita, 
per sempre e sempre, 
affronteremo qualsiasi contrattempo, 
e con tutta la forza che abbiamo, 
abbracceremo i nostri migliori sogni, 
costruiremo tante nuove storie, 
prenderemo cura l'uno dell'altro, 
saremo sempre grati a Dio 
per tutte le nostre vittorie. 
In questo mondo, tesoro mio, 
avrai tuti i giorni la mia presenza, 
ci sarò sempre in ogni momento, 
avrai ogni instante la mia dedizione 
troverai nel mio cuore la tua residenza. 
Io ti amerò sempre e per sempre, 
con te resterò fino al mio ultimo respiro, 
questo è il mio fedele giuramento. 

Rozilda Euzebio Costa 
19/11/2019

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O espelho no fim de um caminho

Chega uma fase da tua vida em que fazes um verdadeiro encontro contigo mesmo, é como se chegasses ao fim de um caminho e te deparasses com um espelho gigante à tua frente.

Tu te assustas, porque vê diante ti a tua própria pessoa, uma imagem que nunca havias reparado porque estavas ocupado demais com pequenos detalhes do teu mundo, do teu viver, das coisas que julgavas importantes demais para serem deixadas de lado.

Naquele instante de encontro contigo mesmo, de reconhecimento do teu próprio ser, tu descobres as faltas e excessos, as ausências e presenças da tua vida. E tu descobres que te falta tantas coisas! E entras em choque com os excessos de coisas supérfluas e sem nenhum valor que ao longo dos anos fostes acumulando na tua vida.

Começas então a fazer uma análise mais de perto, mais voltada a ti mesmo, e te apercebes de que algumas pessoas importantes que faziam malabarismos para que tu as visses, tu as deixastes partir por tua falta de atenção e sensibilidade. Todos partiram. Nada mais restam deles.

Ao mesmo tempo, vais de encontro à solidão que aperta o teu coração, deixando-o comprimido dentro do teu peito, ao ponto de tu pensares que ele irá explodir. Este aperto, é o sintoma de um remorso pelas presenças que não destes importância, pelos sorrisos que desprezastes, e pelas tantas vezes que não ouvistes as vozes daqueles que te ofereciam o melhor do que tinham para te dar; o melhor do amor que tinham, o melhor sentimento e o melhor sorriso.

E ainda, diante do espelho com que te deparastes naquele que parecia ser o fim do teu caminho, descobres que és um viajante solitário, perdido através dos labirintos de uma vida sem sentido. Te descobres mergulhado na frieza de uma solidão afiada como a espada de dois gumes, que corta a alma, deixando-a ferida e fragilizada.
Diante de um espelho que reflete não mais que a realidade de uma vida embasada em escolhas erradas, estradas enganosas, faces fingidas, e amizades contaminadas pela falta de amor e sensibilidade, tu te dás contas de que foste tu mesmo a deixar-te nestas circunstâncias dolorosas. 

Nesta fase de reencontro com a descoberta da verdade e dos próprios enganos, o espelho da verdade te sugere o recomeço de um novo caminho. A partir de então, te tornas mais autêntico e fiel às necessidades reclamadas por tua alma. É quando te deparas com o teu verdadeiro "eu", com a tua personalidade real, afirmada nos princípios dos verdadeiros valores da vida. 


Rozilda Euzebio Costa
13 de novembro de 2019

Hay siempre una luz al final del túnel




Alumbre vuestra luz delante de los hombres, para que vean vuestras buenas obras y glorifiquen a vuestro Padre que está en los Cielos.”






Nosotros cambiamos durante las diferentes etapas de nuestra vida y nunca comprendemos, hasta que en una determinada noche vamos a dormir con un pensamiento formado sobre nuestra vida, y sin embargo al despertar, percibimos que estamos penando y viendo la vida de forma diferente. El espíritu también aprende mientras viaja por el mundo de los sueños. 

Existen muchos misterios entre el Cielo y la Tierra. Misterios que ningún hombre por más sabio que él sea, conseguirá descubrirlos todos. Somos partículas de una energía renovable. 

Y por más difíciles que sean los momentos que estamos viviendo, siempre es posible ver una luz al final del túnel.

Pero para ver esta luz, es necesario abrir nuestros ojos. El hecho es que, cuando estamos en dificultades casi siempre nosotros los cerramos, pensando que así vamos a disminuir nuestros sufrimientos. ¡Puro engaño! Es en las horas más difíciles de nuestra vida que necesitamos mantener los ojos abiertos y la mente dispuesta para encontrar un camino que nos lleve a la solución de los problemas. 

¿Cómo podemos observar el horizonte sin una visión optimista? 

Es necesario creer que allá en la distancia, existan puertos seguros que nos consolarán y nos devolverán la esperanza de días mejores.

Rozilda Euzebio Costa

O livro "Leituras Fantásticas", de Rozilda Euzbeio Costa

    " Leituras Fantásticas " é uma coletânea de Contos Infantojuvenis, da escritora Rozilda Euzebio Costa. É uma obra voltada para...