segunda-feira, 16 de maio de 2022

Construir para o benefício de outros





Somos construtores de benefícios que alcançam quem precisará de nossas obras para também construir as suas. Somos servidores ao mesmo tempo que somos também servidos, numa comunhão de ações que dão significado e sentido à vida.


Tudo que construirmos enquanto estamos na vida, é construído com o objetivo de servir para o benefício de outras pessoas, porque ao final das contas, esse é o destino do homem na Terra -construir para deixar para alguém. Não há dúvida quanto a isso, basta ver que, quando alguém se apega demais a algo que construiu, acaba perdendo-o depressa.


As grandes riquezas naturais da Terra, tais como o oxigênio, as florestas, a água, o sol, o mar, as montanhas etc.., não nasceram do acaso, alguém construiu tudo isso! Alguém preparou todo esse império! E esse alguém, nós o chamamos de DEUS. Ele construiu tudo isso e deixou para que o homem pudesse se beneficiar desse império! O que infelizmente, o homem não sabe usufruir sem destruí-lo.


Da mesma forma são as coisas que construímos, nós as fazemos para que outros sejam beneficiários de nossas obras. É por isso que não podemos nos apegar em demasia aos bens materiais, e nem brigarmos com o mundo inteiro por causa deles, pois todos os bens terrenos apenas passam pelas nossas mãos, eles não permanecerão para sempre sob o nosso domínio. Sabe aquela brincadeira de criança em que a gente recebe um anel em nossas mãos, e quem nos entrega diz assim, "guarde o meu anel bem guardadinho", e você não pode permanecer com o anel? Você não pode segura-lo com você! Precisa passar o anel para outra pessoa que está do seu lado, porque isso faz parte da brincadeira. E aquele que recebe o anel de suas mãos, terá também que passar o anel adiante...


Na vida também é assim, chega um momento em que você não poderá mais ficar com as joias valiosas de sua vida, com as obras que você construiu, com os sonhos que você os fez realidade, com as suas conquistas suadas, com os filhos que você educou com muito amor e dedicação, com as suas empresas, etc...


Com o passar do tempo, outros levarão tudo de você. Outros farão uso do que você construiu por uma vida inteira. E você terá que 'passar o anel adiante', e seguir o seu destino humano, sendo levado por uma força extraordinária que você desconhece a origem, mas que no fundo você sabe que, o espírito do homem é eterno e imortal. Ele é um construtor de obras na imensidão do cosmos.


O espírito do homem não estaciona nas moradas provisórias que ele ocupa para o seu progresso, porque ele tem pleno conhecimento e convicção de que elas são apenas escolas que lhe serve para torna-lo mais sábio e mais equilibrado enquanto participante de um projeto universal grandioso.


Rozilda Euzebio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário