Três princípios básicos regem a vida:
1 - Amor,
2 - Cuidado,
3 - Respeito.
Três segmentos direcionam bem o ser humano:
1 - Obediência a Deus,
2 - Ternura,
3 - Fraternidade.
Três coisas fazem de um homem um sábio:
1 - Respeitar a todos indistintamente,
2 - Observar as leis que regem a natureza,
3 - Não interferir na vida do próximo.
Três palavras vindas do coração definem os sentimentos de uma pessoa:
1 - Eu
2 - Te
3 - Amo.
Porque dizer "Eu" em primeiro lugar?
- É simples, se uma pessoa não ama a si mesma, como poderá amar o outro?!
Três são as afirmativas básicas do bom viver:
1 - Se desocupou um trono, não interfira nas decisões do rei sucessor.
2 - O teu pensamento é somente teu, se alguém compartilhar de tuas ideias é porque houve uma identificação de valores.
3 - O teu limite termina aonde começa o limite do teu próximo.
Três são as regras de um comportamento decente:
1 - Não critique alguém quando este não estiver presente para se defender, se você tiver alguma insatisfação, converse diretamente com quem o deixou insatisfeito e resolva o teu problema de forma equilibrada e adulta.
2 - Ninguém é insubstituível, portanto, aceite as mudanças com resignação e maturidade emocional quando for substituído por um sucessor. Ser substituído não significa que você falhou, mas sim, que o momento pede novas ações e novos pontos de vista.
3 - Acredite que você pode ajudar muito mais sendo colaborativo e não um crítico ferrenho, pois a crítica é mais um sinal de maledicência e de más intenções do que exatamente uma colaboração. Você pode ser muito mais colaborativo quando sugestiona de forma amável, uma possível solução para algum problema que venha a surgir por causa de uma ação impensada.
Falar mal dos outros é muito fácil, difícil é ajudar o outro somando com ações honestas e assertivas, porque na maioria das vezes ninguém faz o que é certo, embora todos possam fazer, preferem o uso da palavra em forma de críticas maliciosas e mal intencionadas do que dar uma mão para o outro e somar com o sentimento de colaboração e fraternidade.
Três são os enganos do homem na Terra:
1 - Achar que ser amigo do rei o salvará da forca.
2 - Meter-se em confusões desnecessárias em busca de autoridade.
3 - Medir uma amizade pelos ouvidos que ela o empresta.
Três conhecimentos básicos levam o homem a alcançar a sua glória humana:
1 - Reconhecer que todos estão no mesmo caminho da vida, neste caso, dar as mãos e unir-se é sinal de segurança e sabedoria.
2 - Promover a paz ao invés de provocar uma guerra, pois a paz constrói caminhos e a guerra os destrói, deixando o homem à beira de abismos e sofrimentos infindáveis.
3 - Compreender que se está sempre a seguir alguém e sendo seguido no caminho da evolução moral e espiritual, portanto, não é melhor quem está caminhando à frente, ou quem está caminhando mais atrás, tudo é um caminho só, vê-se melhor através do ângulo da compaixão e do amor. No final das contas, chegam primeiro à reta final do caminho da vida os grupos de pessoas que souberam segurar na mão do seu próximo com amor e sentimento de colaboração.
Rozilda Euzebio Costa
15 de junho 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário