Primeiro, ela queria saber por que os tamanduás comem os cupins, depois, encasquetou com a casa das formigas, e foram tantas perguntas despejadas sobre os ouvidos de d. Zuleika!
_ Mamãe, você disse que as formigas moram debaixo da terra, então, como elas constroem a casa delas? E porque elas moram debaixo da terra? E quando chove não enche de água a casa delas? E como elas fazem para guardar a comida delas? Elas sentem frio lá embaixo? E como elas fazem para tomar água? Elas... – a zebra Zuleika teve que interromper a filha Zefinha:
_ Filha, você está fazendo uma porção de perguntas de uma só vez! Olha, preste atenção no que a mamãe vai dizer - você precisa fazer uma pergunta de cada vez, esperar a mamãe responder, depois você faz outra pergunta, entendeu filha? – explicou a mamãe zebra.
_ Mas, mas eu esqueço se deixar pra depois! Você poderia decorar as perguntas na sua cabeça e depois me responder, mamãe! - reclamou.
_ Então, vou começar respondendo a sua primeira pergunta, está bem? - disse Zuleika.
_ Sobre o quê?
_ Sobre a casa das formigas! Você já se esqueceu?!
_ Ah é verdade mamãe! Eu perguntei como elas constroem a casa delas e como... – a mamãe zebra interrompeu novamente:
_ Espere Zefinha, deixa eu responder logo a primeira pergunta, está bem?
_ Está bem.
_ Nós chamamos a casa das formigas de formigueiros, e alguns desses formigueiros são construídos no chão, são pequenos furinhos rodeados de terra, formando um pequeno monte de onde elas entram e saem. A terra que forma os pequenos montes é a terra retirada na construção dos canais subterrâneos que elas cavam. Lá dentro elas constroem ninhos que servem de proteção para elas...
A aula sobre a casa das formigas durou bastante tempo, porque Zefinha tinha sempre uma nova pergunta sobre o assunto, mas a mamãe Zuleika tinha muita paciência para ensinar.
A curiosidade é o instinto natural reclamando o conhecimento e o entendimento de um acontecimento, ou, de uma determinada coisa, de como ela é em sua estrutura, de como funciona e o que ela representa. Até os animais sentem curiosidades sobre as coisas.
Rozilda Euzebio Costa
21.05.2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário