Essa é a história de uma estrada conhecida por milhões de pessoas em todo o mundo e até fora dele, é a história da estrada que descobria os talentos das pessoas que passassem por ela.
Todos a chamavam de “Estrada dos Talentos”. Ela já era famosa por ter ajudado muitas pessoas a encontrarem o seu verdadeiro talento.
Um dia, um rapaz, bastante incrédulo, disse a seus amigos que iria fazer um desafio com a tal estrada:
_ Eu não tenho talento algum, e não sei fazer praticamente nada. Vou lá! Vou desafiar essa estrada e ver se ela é capaz de encontrar algum talento em mim. Vou caminhar por ela incansavelmente por dias e noites enquanto eu tiver força. Veremos se ela vai me dar algum talento.
E assim, aquele rapaz partiu em viagem para o lugar onde começava a tal estrada famosa. Ele tinha certeza de que nada iria acontecer, ele mesmo dizia que não tinha habilidade nem talento para fazer nada. Já tinha feito de tudo, mas não tinha descoberto seu talento.
O rapaz começou a caminhar, incrédulo e desconfiado, por aquela longa estrada. Ele olhava para à frente e ela lhe parecia uma estrada sem fim. Olhava para os lados, parecia bonita, com paisagens encantadoras. E foi caminhando, do nascer ao por do sol, e até por parte das noites de lua clara. Ele parava somente quando estava muito cansado.
O jovem rapaz caminhou por anos naquela estrada, até que um dia, avistou um galpão bem grande, e curioso, decidiu parar e entrar para ver o que tinha dentro.
Logo que entrou, os olhos do rapaz brilharam, ao ver dezenas de cavaletes com quadros brancos sem nenhuma pintura.
Abismado com a cena, o rapaz olhou para a sua direita e viu muitas cestas cheias de bisnagas de tintas de toda cor, e pequenos vasos repletos de pincéis de todo o tamanho.
As suas mãos começaram a se movimentar incontrolavelmente, e ele sentiu vontade de pintar aqueles quadros. Então começou a se lembrar de todos os belos cenários da Estrada dos Talentos por onde ele já havia passado. Pegou as bisnagas e os pincéis e começou a pintar cenários belos e coloridos nelas. Ali, naquele instante, ele descobrira que sabia pintar, então ficou emocionado e disse – é isso o que gosto de fazer! É o meu dom, o meu talento!
O jovem se descobrira um grande pintor de quadros, era realmente o seu talento, que a Estrada dos Talentos lhe havia ajudado a descobrir.
Enquanto pintava os quadros, o jovem pensou novamente:
_ A história da Estrada dos Talentos é verdadeira!
Nesse instante um ancião lhe tocou o ombro, e ele se virou para ver quem era. O ancião olhando para ele, disse:
_ Parabéns filho! Você descobriu o seu talento trilhando a Estrada do Conhecimento!
O jovem então retrucou:
_ Não. Não senhor! A estrada por onde andei por anos, se chama “Estrada dos Talentos”!
E o ancião lhe respondeu:
_ É a mesma coisa, filho. Uma não existe sem a outra, as duas fazem parte de uma mesma experiência. Um talento não gera frutos sem conhecimento. Você descobriu o seu talento depois de absorver os aprendizados dados pelo conhecimento.
Aquele jovem se tornou um pintor muito famoso e aprendeu a lição da Estrada dos Talentos.
Rozilda Euzebio Costa
24/03/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário