sábado, 31 de agosto de 2019

Escola da Vida

Na passagem pelo tempo, na Escola da Vida, vão restando apenas algumas memórias. Umas quase apagadas, outras, silenciadas. 

Há aquelas memórias de grande importância, e há também as que, simplesmente foram instantes que se quer esquecer para sempre. Mas não existe memória pior do que as memórias das indiferenças recebidas de quem amamos na vida. Os anos vão passando por nós, mas estas memórias nunca se apagam completamente, principalmente quando você não compreendeu os motivos e as razões das indiferenças que recebeu. 

Mas em todos os sentidos, as memórias possuem um significado - elas são as lições que um dia fizemos nesta enorme Escola da Vida. 

Na Escola da Vida se você não for um bom aluno, aplicado, atencioso, sensível e obediente às suas Leis e às Leis da Natureza, você irá sofrer muito! Porque, toda ação traz uma reação, é a Lei da Vida! Aqui no planeta Terra, as Leis da Vida não deixam passar nenhuma ação sem reação, o que vai retorna. Por isso, seja bom, pratique o bem, faça boas ações, porque na Terra o que você lança para fora de si mesmo, retorna também para ti. 

Às vezes eu choro quando as pessoas me magoam, mas depois eu penso; se elas estão me magoando, eu devo ter machucado alguém em algum momento da minha vida, porque estou recebendo do mesmo sentimento que doei pra alguém. 

De um tempo para cá, eu estou prestando mais atenção em como me relaciono com as pessoas, tentando não machucá-las, porque já tenho chorado demais nessa vida, agora estou plantando sorrisos para colher sorrisos. 

Quando nos damos conta de que o nosso sofrimento é resultado do que plantamos lá atrás, começamos a prestar mais atenção em nosso comportamento diante das pessoas e das coisas da vida. 

Tudo precisa ser observado em nosso comportamento diante de outras vidas humanas - não adianta tratar a "pão de ló", com muito amor e carinho a uma pessoa exclusivamente e desprezar outras, ser indiferente a outras pessoas que nos dão sempre o melhor de si. 

A gente costuma canalizar nossos sentimentos em determinadas pessoas, e nos tornamos indiferentes às manifestações de amor e carinho de outras, deixamos de responder os afetos de tantas pessoas que nos querem bem e estão sempre nos ajudando de alguma forma, a atravessar os desertos da vida. 

Quando estamos sofrendo por alguma pessoa ter nos maltratado, costumamos dizer – ah, o que eu fiz de errado? Dei o melhor de mim para esta criatura e fui tratado desta maneira por ela! – e esquecemos que, tratamos bem tal pessoa, mas fizemos muito mal a outras pessoas! E a vida cobra até os últimos centavos dos nossos erros. 

É preciso saber plantar bons sentimentos na Seara da Vida, e não plantar a indiferença e o silêncio, porque são sentimentos que ferem a alma das pessoas. 

Imagine você falar com uma pessoa, perguntar a ela alguma coisa importante e ela não te responder, não olhar para você, e se comportar como se você não existisse no mundo! Se alguém fizesse isso com você, certamente você sofreria por ter sido ignorado, não é verdade? Quando damos um "Bom dia" para alguém e a pessoa não responde, dói muito! A gente se sente um ser humano sem nenhuma importância! É isso que a indiferença faz com as pessoas - sentir-se sem nenhuma importância. 

Importante lembrar que a vida é regida por Leis Naturais e que precisamos observar essas leis para não sermos apanhados pela Lei do Retorno, que nada perdoa. 

Todos nós estamos respirando da mesma atmosfera terrestre, e estudando na mesma escola - a Escola da Vida. É de suma importância nos comportarmos com as pessoas que passam pelo nosso caminho, de uma maneira que possamos evitar fazer com elas o que não gostaríamos que fizessem com nós mesmos. 


Rozilda Euzebio Costa 
31 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maturidade

  M A T U R I D A D E Se começa a crescer na maturidade a partir do momento em que se consegue extrair aprendizados das experiências vividas...