sábado, 31 de agosto de 2019

Escola da Vida

Na passagem pelo tempo, na Escola da Vida, vão restando apenas algumas memórias. Umas quase apagadas, outras, silenciadas. 

Há aquelas memórias de grande importância, e há também as que, simplesmente foram instantes que se quer esquecer para sempre. Mas não existe memória pior do que as memórias das indiferenças recebidas de quem amamos na vida. Os anos vão passando por nós, mas estas memórias nunca se apagam completamente, principalmente quando você não compreendeu os motivos e as razões das indiferenças que recebeu. 

Mas em todos os sentidos, as memórias possuem um significado - elas são as lições que um dia fizemos nesta enorme Escola da Vida. 

Na Escola da Vida se você não for um bom aluno, aplicado, atencioso, sensível e obediente às suas Leis e às Leis da Natureza, você irá sofrer muito! Porque, toda ação traz uma reação, é a Lei da Vida! Aqui no planeta Terra, as Leis da Vida não deixam passar nenhuma ação sem reação, o que vai retorna. Por isso, seja bom, pratique o bem, faça boas ações, porque na Terra o que você lança para fora de si mesmo, retorna também para ti. 

Às vezes eu choro quando as pessoas me magoam, mas depois eu penso; se elas estão me magoando, eu devo ter machucado alguém em algum momento da minha vida, porque estou recebendo do mesmo sentimento que doei pra alguém. 

De um tempo para cá, eu estou prestando mais atenção em como me relaciono com as pessoas, tentando não machucá-las, porque já tenho chorado demais nessa vida, agora estou plantando sorrisos para colher sorrisos. 

Quando nos damos conta de que o nosso sofrimento é resultado do que plantamos lá atrás, começamos a prestar mais atenção em nosso comportamento diante das pessoas e das coisas da vida. 

Tudo precisa ser observado em nosso comportamento diante de outras vidas humanas - não adianta tratar a "pão de ló", com muito amor e carinho a uma pessoa exclusivamente e desprezar outras, ser indiferente a outras pessoas que nos dão sempre o melhor de si. 

A gente costuma canalizar nossos sentimentos em determinadas pessoas, e nos tornamos indiferentes às manifestações de amor e carinho de outras, deixamos de responder os afetos de tantas pessoas que nos querem bem e estão sempre nos ajudando de alguma forma, a atravessar os desertos da vida. 

Quando estamos sofrendo por alguma pessoa ter nos maltratado, costumamos dizer – ah, o que eu fiz de errado? Dei o melhor de mim para esta criatura e fui tratado desta maneira por ela! – e esquecemos que, tratamos bem tal pessoa, mas fizemos muito mal a outras pessoas! E a vida cobra até os últimos centavos dos nossos erros. 

É preciso saber plantar bons sentimentos na Seara da Vida, e não plantar a indiferença e o silêncio, porque são sentimentos que ferem a alma das pessoas. 

Imagine você falar com uma pessoa, perguntar a ela alguma coisa importante e ela não te responder, não olhar para você, e se comportar como se você não existisse no mundo! Se alguém fizesse isso com você, certamente você sofreria por ter sido ignorado, não é verdade? Quando damos um "Bom dia" para alguém e a pessoa não responde, dói muito! A gente se sente um ser humano sem nenhuma importância! É isso que a indiferença faz com as pessoas - sentir-se sem nenhuma importância. 

Importante lembrar que a vida é regida por Leis Naturais e que precisamos observar essas leis para não sermos apanhados pela Lei do Retorno, que nada perdoa. 

Todos nós estamos respirando da mesma atmosfera terrestre, e estudando na mesma escola - a Escola da Vida. É de suma importância nos comportarmos com as pessoas que passam pelo nosso caminho, de uma maneira que possamos evitar fazer com elas o que não gostaríamos que fizessem com nós mesmos. 


Rozilda Euzebio Costa 
31 de agosto de 2019

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

É coisa linda de se ver

É coisa linda de se ver, 
Alguém que sabe agradecer,
Pelos dons da vida,
Pelas memórias boas do viver.

É coisa linda de se ver,
Alguém que mesmo sem compreender,
Sabe perdoar uma ofensa,
E continuar firme e forte em seu viver.

Sim, é coisa também linda de se ver,
Quem sabe um passado ruim esquecer,
Porque nada dura para sempre,
Nem a alegria, nem o sofrer.

É realmente uma coisa linda de se ver,
Alguém que ergue a cabeça e não se deixa abater,
Um homem que sabe sonhar, 
Pode qualquer coisa vencer.

Rozilda Euzebio Costa 
30 de agosto de 2019

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Vida e Sentimentos


Para enxergar o horizonte é necessário levantar a cabeça e abrir os olhos, projetando a visão para uma longa distância. 

Quando olhamos para o horizonte, estamos olhando para o futuro, para o que está além de nós mesmos, estamos olhando para uma possível saída do marasmo de problemas e conflitos que as vezes a vida nos apresenta entremeados aos nossos dias. 

Nenhuma ave migraria para outras terras se tivesse medo de voar e de ir de encontro ao desconhecido. Não podemos sentir medo de sair em busca de outros cenários e outras experiências de vida. 

Quando olhamos para baixo não conseguimos ver o sol que ilumina o dia, não vemos as estrelas e a lua que enfeitam o céu noturno de luzes cintilantes. 

Aquele que limita a felicidade a uma única pessoa ou coisa, é um ser ingrato com a vida, é incapaz de perceber o amor de outras pessoas à sua volta. Não podemos focar em apenas uma pessoa enquanto o mundo nos pede amor e solidariedade. Há tantas pessoas legais no mundo! Há tantas outras paisagens que podemos contemplar com os nossos olhos! Acredite! Não podemos focar nossos sentimentos apenas em uma pessoa, enquanto existem outras pessoas que precisam de nós, do nosso sorriso, da nossa voz, do nosso abraço e carinho. 

Uma pessoa não consegue sair de uma linha de pensamento destrutiva se não elevar a mente para fora da questão que a perturba. 

É preciso ressuscitar as asas da mente e sair do quadrado opressivo, libertando-se das correntes pessimistas que prendem todas as ações que direcionam a uma abertura de pensamento otimista. 

As pessoas muitas vezes sofrem sentimentalmente por ter perdido um relacionamento, mas quase sempre sofrem, não pela perda do outro, mas sim, pelo orgulho ferido. É o pensamento da perda que provoca a paranoia e o sentimento de inferioridade. O indivíduo acaba por se deixar abater, tornando-se vítima do próprio ego. Quando se dá conta de que o mal está no próprio ego, logo encontra um caminho, uma via de escape para se reerguer e continuar na construção de seus sonhos no caminho da vida. É importante que o indivíduo consiga ter essa compreensão sem muita perda de tempo, porque se ele não busca esta aceitação de que o seu sofrimento está mais ligado ao seu ego ferido, do que ao acontecimento em si, ele acabará entrando em um fosso profundo de onde se tornará cada vez mais difícil sair. 

Há um pensamento errôneo que as pessoas habitualmente aderem, que é falar dos próprios infortúnios a todos os ouvidos sem nenhum cuidado. 

Quando você fala da tua vida e dos teus problemas particulares para outras pessoas, você dá a elas a liberdade e o direito de opinarem sem nenhum critério! E dá a elas a abertura de também criticarem as tuas ações! Você consegue imaginar um livro aberto sobre uma mesa em lugar público, onde qualquer indivíduo possa pegá-lo e folheá-lo de qualquer jeito? Você consegue compreender que, nem todos compreenderão as ideias do autor que escreveu os pensamentos escritos naquele livro aberto? Se contamos os nossos problemas para todo mundo, se falamos dos nossos infortúnios para todas as pessoas, a nossa vida será como este livro aberto e exposto publicamente, onde todo mundo dará a sua opinião e fará a sua crítica. 

Só existe um conselheiro em quem podemos confiar – Deus - a ele podemos fazer as nossas confidências. 

Se alguém precisa desabafar, rasgar o verbo e pôr para fora o que o fere por dentro, é melhor que busque profissionais que estudaram e são preparados para isso. 

Não dê a quem nada pode fazer, a permissão de opinar e jogar ideias no banquete de tuas dores. 


Rozilda Euzebio Costa 
29 de agosto de 2019

domingo, 11 de agosto de 2019

Máscaras Sentimentais

Mascarar a tristeza com falsas alegrias seria uma forma inteligente de enfrentar uma realidade latente? 

Eu, sinceramente, não acredito que seja. Mascarar uma tristeza se comportando como se ela não existisse, é como varrer uma casa e esconder o lixo debaixo do tapete ou debaixo dos móveis. Embora o lixo não esteja visível, ele continuará lá, proliferando vermes e doenças. 

Uma tristeza disfarçada de alegria, embora escondida, ela continua existindo dentro do coração, causando doenças físicas e psicológicas. 

Às vezes as pessoas sorriem, mas seus corações estão em lágrimas. E quando elas não conseguem mais representar o papel de "ser humano feliz", elas caem gravemente doentes.

Se você pode evitar fazer um ser humano sofrer, evite, por favor! Porque a vida já traz uma bagagem de desafios e lutas para o ser humano, então, evitar fazer as pessoas sofrerem é uma forma de deixar o seu lado divino de amor fazer a obra de Deus para com o seu próximo.

Rozilda Euzebio Costa

sábado, 3 de agosto de 2019

A voz do Coração


Hei! Nada de tristeza neste coração lindo, e nada de deixar morrer os teus sonhos. Deixe que eles germinem e dê muitos frutos. Viver não é fácil, viver é difícil mesmo. No entanto, é necessário ter coragem para acordar todos os dias com alegria, com um jardim florido nos olhos e um pensamento iluminado na mente. 

É preciso ter vontade de viver para continuar lutando pelos próprios sonhos, para não desistir na primeira lágrima, para não desanimar na primeira barreira do caminho. Há como desviar das pedras sabia? Porque os rios alcançam o mar? Porque sabem contornar as pedras em seu caminho! Aprenda a sabedoria dos rios, a força do vento, e a audácia da luz, que consegue adentrar nos mais recônditos lugares, para vencer a escuridão, mesmo quando há apenas uma mínima fenda, a luz busca oportunidades de vencer as trevas. Então, utilizando-se da tua luz própria, da luz que emana de teu coração, procure todas as fendas existentes no caminho das tuas lutas, e vença a escuridão das dificuldades do teu viver. 

Vencedor é aquele que não desiste, aquele que não teme os obstáculos da vida e segue mesmo na dor, as suas convicções. 

Quem é firme e persistente sabe que, cada passo é um degrau do caminho, cada dia é uma página do livro da própria vida, cada lágrima é um elixir que fortalece a alma. E uma alma otimista nunca se dará por vencida. Uma alma otimista, com coragem e amor, sempre persiste. 

Em todas as fases do teu caminho encontrarás quem te mostrará imensas dificuldades, quem vai tentar te fazer desistir nos teus primeiros passos, mas não lhes dê tempo, nem ouvidos, nem atenção. Nenhum conselho pode estar mais certo, do que o conselho vindo dos teus próprios sentidos. Nenhuma voz pode ser mais importante, do que a voz que fala sussurrando em teu coração. Se a voz do teu coração for a favor do teu sonho, poderás seguir com fé, mesmo sem ter o apoio de ninguém. Mesmo que estejas sozinho. 

Ouça a voz do teu coração a sussurrar dentro de você, não espere que o teu coração grite de desespero, ele é sensível demais para gritar! Ele é como um velho sábio que sabe que os gritos representam o distanciamento. Sabia que quando uma pessoa discute e grita outra pessoa é porque seus corações estão muito distantes um do outro? Quem está unido em forças escuta através do sussurro do coração. Sabe aquele pensamento positivo que às vezes lhe vêm à mente? Sabe aquela ideia feliz ou aquela lembrança agradável que lhe chega na mente? É a voz do coração de alguém que está falando com você, ou mesmo, a voz do teu próprio coração de dizendo o que fazer. O teu coração nunca estará longe de você! Nunca estará contra você! Ele está do lado esquerdo do teu peito pulsando forte por você, e pronto para iniciar um diálogo produtivo e vitorioso com você. 


Rozilda Euzebio Costa

Maturidade

  M A T U R I D A D E Se começa a crescer na maturidade a partir do momento em que se consegue extrair aprendizados das experiências vividas...