Escolhas nos fazem mudar de postura, de caminhos, e de ambientes.
É certo que toda escolha nos traz imensos desafios, e também provoca um balanço em toda a nossa estrutura física e emocional, e não somente com as nossas, mas também com a estrutura daqueles que convivem conosco e fazem parte do grupo familiar e social.
Algumas escolhas causam um impacto tão grande na nossa vida que chegam a transplantar as nossas raízes para um novo vaso com terra nova, dando-nos a oportunidade de florescermos novamente e de frutificarmos em outro ambiente.
Nós somos como as plantas de um vaso, que, durante a vida, precisa ter a terra remexida, reforçada, e adubada constantemente. Precisamos receber limpeza em nossas raízes para que seja retirado o excesso de ramificações desnecessárias, aquelas pontas de raízes que vão se acumulando no vaso da nossa vida, raízes nocivas que crescem e que sugam a seiva da nossa vida. E quando eu digo isso, estou falando de acúmulos de coisas desnecessárias, de amizades nocivas, de vícios prejudiciais à nossa vida e ao nosso progresso humano.
Às vezes é preciso nos mudarmos para um vaso novo, colocar nele uma terra nova, para que possamos nos revigorar e viver uma vida mais satisfatória, uma vida que dará frutos positivos e saudáveis.
Quando comparo a nossa vida a uma planta de vaso, eu quero dizer exatamente que, nós, em nosso vaso, que é o lugar onde estamos vivendo, vamos nos acostumando com a inércia, com a rotina do cotidiano, vamos deixando de produzir e de sermos úteis na seara de Deus. Nós, quando vivemos na inércia, vamos criando ramificações prejudiciais à saúde da nossa vida, e até da nossa alma, vamos deixando que o comodismo destrua a nossa seiva de vida.
Viver requer de nós coragem para mudar quando é preciso mudar. E às vezes é preciso fazer um giro de 360° na nossa vida para que possamos reconhecer a importância de estarmos aqui neste mundo e de sermos úteis nos labores da vida.
Sentir-se vivo, fazendo bem aquilo que gosta, sendo-se útil em alguma área deste imenso campo da vida, isso é o que realmente importa no final de tudo.
Rozilda Euzebio Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário