quarta-feira, 3 de julho de 2019

No sítio do vovô Guilherme



Tem coisa melhor que um sítio com árvores verdinhas, rios, vacas, bois, cabras, galinhas, marrecos, gansos, cisnes, perus, porquinhos, cavalos, pavões e outros bichinhos mais, ai cansei de lembrar, são tantos animaizinhos lindos e aves lindas que tem no sítio do vovô Guilherme que eu nem consigo me lembrar de todos agora. 

Quando eu saio de férias da escola, peço para a mamãe e pro papai para me levar pro sítio do vovô Guilherme. E querem saber qual é a coisa que eu mais gosto de ver lá? É o vovô tirando o leite das vacas no curral! Quando eu estou lá, levanto antes de nascer o sol pra ir junto com o vovô pro curral. Ele disse que é melhor tirar o leite das vacas bem cedinho, e também disse que não pode tirar todo o leite delas, porque os seus bezerrinhos ficam esperando para mamar e encher as suas barriguinhas. Depois que o vovô termina de encher os baldes de leite ele solta as vacas e os bezerrinhos e eles correm com suas canelinhas compridas pra mamar, e cada um vai direto para a sua mãe. Acho tão lindo as vacas lamberem os seus bezerrinhos! Vovô Guilherme disse que elas fazem isso para limpá-los, como se estivessem dando banho neles. 

Depois de tomar o café que a vovó prepara para nós, é hora de andar a cavalo com o vovô, que sela sempre o cavalo mais mansinho do sítio para mim, é que ele tem medo que eu caia. O vovô é muito cuidadoso, e ele sabe que eu gosto muito de cavalos, então ele me deu um cavalo bem mansinho só para que eu possa cavalgar. O meu cavalinho se chama Pegasus, e de vez em quando eu até peço para ele – corre um pouquinho Pegasus, só um pouquinho! – e ele me escuta e corre, assim sem ser muito rápido. Enquanto ele corre devagar os meus cabelos ficam voando, e eu sinto o vento soprando no meu rosto. 

Ao terminar a cavalgada a mamãe me leva para tomar banho no pequeno riacho que tem no sítio. Ela leva também as outras crianças do sítio. Tomamos tanto banho, damos tantos mergulhos e pulamos nas águas mais fundas, mas é somente os que sabem nadar que fazem isso! Aproveitamos bastante, e quando saímos da água, estamos de lábios roxo de tanto tomar banho de riacho. A mamãe diz – essas crianças parecem peixes! Quando entram na água não querem sair mais! – e eu gosto mesmo de tomar banho de riacho. Tem outras crianças que moram lá nos sítios próximos. Lá também tem escolas. As famílias que vivem lá colocam os seus filhos para estudar, nada de ficar sem aprender! Conhecimento é coisa importante, mamãe sempre diz isso, e o vovô Guilherme também diz com palavras sérias – lugar de criança é na escola

Depois de alguns dias de férias no sítio, lá vem o vovô dizendo – arrume suas coisas, vou levar você para casa – e penso: ah não! É hora de voltar pra casa, mas tudo bem, logo será férias novamente e eu vou poder voltar para o sítio do vovô Guilherme. 

Reflexão: 
A natureza promove bem estar e harmonia na vida das pessoas, é preciso cuidar bem dela, e lembrar sempre que, sem árvores os rios secam e tudo vira deserto. É necessário manter a vida verde do planeta e a água que corre nas veias da terra. É preciso preservar os rios limpos, para que as crianças de hoje e do futuro possam se harmonizar e renovar suas forças em meio a natureza. 


Rozilda Euzebio Costa 
03 de julho de 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maturidade

  M A T U R I D A D E Se começa a crescer na maturidade a partir do momento em que se consegue extrair aprendizados das experiências vividas...